domingo, 1 de abril de 2012

CORREÇÃO DO APERTE MEU PESCOÇO 4


APERTE MEU PESCOÇO N° 04          Respondido por Geison Lopes( geisonlopess@hotmail.com)
01. Por muito tempo, os historiadores acreditavam que deveriam e poderiam reproduzir os fatos "tal como haviam ocorrido".
Dentre as características do conhecimento histórico que assim produziam, podemos assinalar corretamente:

a) Ao privilegiarem a realidade dos fatos, os historiadores esperavam produzir um conhecimento científico, que analisasse os processos e seus significados.
( A historia metódica não analisa os processos históricos, ela apenas, observa-os)
b) Era uma história linear, cronológica, de nomes, fatos e datas, que pretendia uma verdade absoluta, expressão da neutralidade do historiador.
c) Como se percebeu ser impossível chegar à verdadeira face do que "realmente aconteceu", todo o conhecimento histórico ficou marcado pelo relativismo total.
A historia metódica é marcada pela ideia do objetivismo histórico.
d) Os fatos privilegiados seriam aqueles poucos que eram amplamente documentados, como as festas populares e a cultura das pessoas comuns.
Seriam sim os fatos documentados, mas, não as festas ou cultura, e sim fatos oficiais, políticos.
e) O historiador pode constituir quantos passados quiser, já que seu trabalho depende exclusivamente dos interesses mutáveis do presente.
Exclusivamente? Jamais pode-se pensar que o trabalho do historiador limita-se a mutabilidade do presente.

02. O mercantilismo foi um conjunto de idéias e de práticas econômicas dominantes na Europa, entre os séculos XIV e XVIII, que variou de Estado para Estado. Sobre o mercantilismo, assinale a alternativa correta.

a) Foi uma forma de exploração da natureza, empregada aos recursos minerais, vegetais, animais e humanos que obedecia a interesses imediatistas, sem preocupação com o futuro.
b) A Holanda praticava um tipo de mercantilismo conhecido como metalista e industrial que veio a desenvolver em parceria com a Espanha no século XVIII.
c) Portugal desenvolveu apenas o mercantilismo de plantagem, baseado na produção tropical destinada ao mercado internacional.
d) As refinarias de açúcar de Sevilha substituíram as refinarias de Portugal, na fase do desenvolvimento do mercantilismo industrial de Castela.
e) Companhias de comércio foram instaladas por todos os Estados mercantilistas europeus, para reforçar a política comercial ou o colbertismo (referência a Colbert, ministro francês, que defendia o comércio de produtos baratos vendidos mais caros nos mercados coloniais).

03. Entre os hebreus da Antigüidade, os profetas eram considerados mensageiros de Deus, lembrando ao povo as demandas da justiça e da Lei dadas por Javé. Isaías, um dos profetas dessa época, em nome de Javé proclamou:
“Ai dos que decretam leis injustas; dos que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e roubarem os órfãos”! (Isaías 10:1-2)
“Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no meio da terra!” (Isaías 5:8)


Esses pronunciamentos do profeta Isaías estão ligados a uma época da história hebraica em que ocorre
A) a saída dos hebreus do Egito, sob o comando de Moisés, e o estabelecimento em Canaã, conquistando as terras dos povos que ali habitavam.
B) a imigração para o Egito, quando os hebreus receberam terras férteis no delta do rio Nilo, por influência de José, que exercia ali o cargo de governador.
C) a formação de uma aristocracia, que enriquecera com o comércio e com a apropriação das terras dos camponeses endividados.
D) a conquista de Jerusalém por Nabucodonosor, quando os judeus foram despojados de suas terras e deportados para a Babilônia.
E) todas estão incorretas
Quando Nabucodonosor deporta os hebreus para Babilônia, surgia os Profestas, dentre eles, Isaías que criticava os opressores de Israel e exortava o povo.
04. Abraão e a Terra Prometida:
      “O Senhor disse à Abraão: sai de tua terra, de tua parentela, da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei. Farei de ti um grande povo e te abençoarei, engrandecendo o teu nome, de modo que se torne uma benção. Abençoarei os que te amaldiçoarem. Com teu nome serão abençoadas todas as famílias da terra.
     Abraão partiu como o Senhor lhe havia dito e Ló foi com ele. Ao sair de Harã, Abraão tinha 75 anos. Levando consigo a mulher Sarai, o sobrinho Ló e todos os bens que possuíam, bem como os escravos que haviam adquirido em Harã. Abraão partiu rumo a terra de Canaã, aonde chegaram. ... “Depois de acampamento em acampamento, Abraão foi até Negueb”.
                                 (Gênesis 12, 1-9)

A história do povo hebreu não pode ser dissociada de sua religião. Considerando o texto bíblico e seus estudos sobre o povo hebreu é correto afirmar: Para responder essas questão, era só ler o texto.
A) O texto bíblico é um importante documento que revela o nomadismo do povo hebreu, sua extrema preocupação em deixar descendência e uma terra para sempre.
o texto não fala nada disso
B) No texto bíblico, Deus promete a Abraão uma grande descendência e a promessa não foi cumprida, pois Abraão não aceitava a cultura nômade, além disso, sua mulher Sarai era estéril.
segundo a própria bíblia, a promessa foi cumprida e o povo de Abraão cresceu na palestina.
C) O texto bíblico revela que a organização social dos hebreus era o clã patriarcal, por isso Abraão, como patriarca, partiu com seus filhos, suas mulheres e escravos domésticos integrados ao clã.
D) O texto bíblico revela que desde sempre os hebreus foram monoteístas e que a Bíblia é a expressão mais importante da cultura hebraica, escrita por Moisés para o seu povo.
os hebreus só passam a ser monoteísta, depois que saem da Mesopotâmia, antes disso eram politeísta ( falei isso em sala de aula).
E) todas estão incorretas

05. Sobre a Expansão Marítima Europeia, analise as afirmativas abaixo.

1) Para a realização da grande aventura marítima, foram fundamentais as descobertas técnicas da época, não tendo influência a experiência do navegador.
A experiência do navegador tinha sim influencia nas descobertas.
2) A busca de riqueza foi importante para o envolvimento das pessoas com a navegação e para a valorização de novos produtos comerciais.
3) O descobrimento do Brasil foi resultado de uma estratégia do grande navegador Vasco da Gama com a ajuda de Pedro Álvares Cabral.
4) A Expansão Marítima trouxe grandes renovações para a cultura da época e teve, portanto, claras ligações com as mudanças históricas que levaram à construção dos tempos modernos.
5) A importância das viagens de Colombo se restringe aos parâmetros de uma aventura heróica de um grande e idealista navegador.

Estão corretas apenas:

a) 1, 2 e 5
b) 3 e 4
c) 1, 3 e 5
d) 2 e 4
e) 1, 2, 4 e 5

06. Os hebreus construíram uma forte identidade cultural através da sua religião, desde os tempos das suas histórias mais remotas. Em certo período, observa-se uma maior preocupação com a ética e as críticas às desigualdades sociais, por parte dos profetas Oséias, Amós, Isaías e Miquéias. Estamos nos referindo:
Esse período ai, equivale ao período dos profetas, do qual falamos em sala de aula, isso foi depois da fase dos Reis.
A) ao período em que Moisés tinha grande liderança política, livrando os hebreus da dominação egípcia. Moisés é considerado Patriarca
B) à época em que os hebreus estiveram dominados pelos caldeus e construíram o início do culto a Iavé. o inicio do culto a javé, foi ainda na mesopotâmia.
C) ao período histórico em que a religião hebraica seguiu os rituais semelhantes aos da religião persa, cultuando o deus Mazda. não ha registros
D) ao crescimento do significado político da religião, quando ela ajudou os imperadores hebreus a construírem seus impérios. Os Hebreus nunca construíram Impérios
E) Todas estão incorretas.
07. A historiografia é o modo como se escreve a história. Todas as alternativas abaixo correspondem às correntes historiográficas que se desenvolveram ao longo da história da humanidade, exceto uma, que afirma que:

a) Os gregos contaram o início da sua história desvinculados da mitologia, usando argumentos democráticos; isso ta falso porque desde o inicio da Historia Grega, sempre esteve ligada a mitologia.
b) Durante o Medievo os cronistas contaram a história dos reis, batalhas da Igreja, considerando que todos os fatos eram de determinação divina;
c) No século XIX, a história relacionou-se com outras ciências como a sociologia e a geografia, ampliando seu campo de estudo;
d) Também no século XIX, a história ultrapassou a narrativa e introduziu a explicação dos fatos, fundamentando-se no sistema produtivo das sociedades;
e) No século XX, a nova história se soma à história interpretativa e valoriza a cultura, o pensamento, as representações, o cotidiano e a narrativa.

08. Leia o texto a seguir e responda as alternativas abaixo:
"Salve, ó Nilo (...) regas a terra em toda parte, ó deus dos grãos, senhor dos peixes,  produtor do trigo e da cevada (...) Logo tuas águas se erguem (...) todo ventre se agita, o dorso é  sacudido de alegria e os dentes rangem."

      O trecho acima celebra:
a) o Egito, região quente e seca como o Saara;
existe a região fértil
b) a crença numa vida de além-túmulo e as dores do parto; 
essa foi pra rir (kkkkkk)
 c) o relativo isolamento do vale, limitado pelos desertos da Arábia e da Líbia; 
o texto não se refere a isso
d) as nascentes desconhecidas do Rio Nilo;
o texto não fala
 e) o poder criador do regime das cheias e das vazantes do rio Nilo, que deixavam no solo um lodo de grande fertilidade.

09. Na Antiguidade, durante o reinado de Ciro I (559-529 a. C.), os persas construíram um vasto império e governaram diferentes povos, adotando uma política que respeitava as diferenças culturais e religiosas. Esse modo de proceder está exemplificado no fato de
A) incorporarem a cultura sumeriana, especialmente os registros da nova língua semítica em caracteres cuneiformes.
B) arregimentarem entre os caldeus, após a conquista da Babilônia, os sátrapas, administradores encarregados das províncias imperiais.
C) libertarem os judeus cativos na Babilônia, que retornaram à Palestina e reconstruíram o templo de Salomão e o culto a Iavé.
D) difundirem no Egito o culto de Ahura-Mazda, que, integrando-se às idéias religiosas egípcias, deu origem ao maniqueísmo.
E) N.D.R

10. Leia o trecho abaixo e responda a questão a seguir:
“(...) E a situação sempre mais ou menos / Sempre uns com mais e outros com menos / A cidade não para, a cidade só cresce / O de cima sobe e o de baixo desce / (...)".


Este trecho da música do pernambucano Chico Science (1966-1997) e grupo Nação Zumbi nos remete à vida em cidades, processo que passou a ser significativo na história, a partir do 4¡. milênio a.C., na Mesopotâmia. Sobre esse processo, é correto afirmar: 

a) Com o surgimento e crescimento das cidades, houve um progressivo aumento da especialização do trabalho e da igualdade social, enfraquecendo o poder político.
b) A diminuição da produção agrícola assegurou excedentes para a manutenção de especialistas, desenvolvendo a urbanização em cidades-Estado socialmente desiguais.  como posso diminuir produção e aumentar excedentes?
c) Apesar da urbanização e das novas tecnologias de irrigação, mantém-se um Estado de caráter exclusivamente político e que não intervém na economia, conservando a ordem social hierarquizada.
d) A sedentarização do homem, o desenvolvimento de cidades, a especialização do trabalho e uma sociedade socialmente desigual levaram à constituição de pólos de poder como o Templo e o Palácio.
e) Mesmo se legitimando através de conquistas militares ou como mediadores entre o mundo terreno e o mundo divino, os soberanos separaram a esfera política da religiosa no intuito de conservar uma sociedade desigual.