QUESTÃO DESAFIO
UFBA 2007- 2° FASE
Tex to I: Artigos do Código de Hamurábi
— Se um homem furar o olho de um homem livre, furar-se-lhe-á um olho.
— Se ele fura o olho de um escravo alheio ou quebra um membro ao escravo
alheio, deverá pagar a metade do seu preço.
— Se um arquiteto constrói uma casa para alguém, porém não a faz sólida,
resultando daí que a casa venha a ruir e matar o proprietário, este arquiteto é
passível de morte.
— Se, ao desmoronar, ela mata o filho do proprietário, matar-se-á o filho deste
arquiteto. (AQUINO; FRANCO; LOPES, 1980, p. 114).
Tex to II: Extratos da Lei Mosaica
Se um homem der um soco no olho do seu escravo ou da sua serva, e, em
conseqüência, eles perderem esse órgão, serão alforriados como compensação.
Não se punirá o homicida antes de ouvidas as testemunhas. Ninguém será
condenado pelo testemunho de um só.
Aquele que ferir seu pai ou sua mãe será punido de morte.
Aquele que ferir um dos seus concidadãos será tratado como o tratou: receberá
fratura por fratura e perderá olho por olho, dente por dente. (ARRUDA, 1981,
p. 98).
RESPONDA:
Com base nesses textos e nos conhecimentos sobre o exercício do Direito entre os antigos
mesopotâmios e hebreus, indique os fundamentos em comum, presentes no conteúdo
dos códigos de leis dos referidos povos.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS I
SOBRE ANTIGUIDADE OCDENTAL: GRÉCIA E ROMA
ORIENTAÇÕES: RESPONDAM AS QUESTÕES E POSTERIORMENTE FAREMOS A RESOLUÇÃO EM SALA DE AULA. BOM ESTUDO
1) O crescimento dos domínios romanos, na Antiguidade, trouxe dificuldades políticas, pois nesses domínios habitavam povos de culturas e costumes diferentes. Houve várias crises e instabilidade que ameaçaram a ordem do império. No governo de Otavio Augusto:
1- houve uma grande repressão aos povos rebeldes, a qual possibilitou um maior controle administrativo e a reorganização do império.
2- houve uma política que procurou punir os abusos e as corrupções administrativas, a qual evitou o maior acirramento de disputas entre os grupos dominantes.
3- houve uma melhoria no sistema de arrecadação dos impostos, que aliviou a crise financeira e econômica do império.
4- fez-se a concessão de cidadania aos gauleses e aos espanhóis, conseguindo-se pacificar povos que se rebelavam contra os romanos.
5- foram tomadas medidas que dinamizaram a vida intelectual do império, inclusive, fazendo do latim a língua oficial.
a) 1 e 2
b) 2 e 3
c) 4 e 5
d) 2, 3 e 5
e) 1, 3 e 4
2) ) A expansão militar no período do Império Romano transformou a paisagem de Roma tornando a maior centro urbano da Antiguidade. Sobre isso, podemos afirmar que:
a) o comercio de rua era feito de forma incessante e refletia a desorganização da economia.
b) a resistência ás mudanças dos hábitos da sociedade estão presentes nos jogos, lazeres e teatro romanos desse período.
c) a pintura e a escultura romanas foram artes utilizadas tanto na decoração, quanto nas homenagens aos heróis do império.
d) os romanos, dedicados á observação e á especulação, legaram á ciência do mundo ocidental muitas descobertas e inventos, superando os gregos e os povos orientais.
e) o desenvolvimento urbanístico, em Roma, não privilegiou a construção de estradas que facilitassem o desenvolvimento de outras cidades romanas.
3) ) Os romanos submeteram através da conquista Itália, a Gália, a Hispânia, as margens africanos do Mediterrâneo, a Grécia continental e peninsular e levaram seus exércitos á Britânia, á Germânia, aos Balcãs e á Ásia Menor. Essa exploração do mundo transformou a sociedade politica em Roma, provocando:
1- o aparecimento de uma nova nobreza, formada por latifundiários e banqueiros – a classe eqüestre.
2- o surgimento da ditadura militar, transição entre República e o Império.
3- a concorrencia do trigo provincial e o crescimento do instituto da escravidão que arruinaram os pequenos proprietários.
4- o enriquecimento da cultura romana diante da aceitação do direito e da organização administrativa dos povos “bárbaros”.
5- a evolução do Direito romano, sob a pressão dos acontecimentos. A expressão de Cícero “ó tempos, ó costumes” nao era pura retórica.
a) 2, 3 e 5 b) 1, 2 e 4 c) 1, 2, 3 e 5 d) 3, 4 e 5 e) 1, 3 e 5
4) O Império Romano montou um amplo aparelho militar e burocratico para conseguir manter sua estrutura grandiosa. Essa máquina administrativa não consegiu evitar a corrupção, as intrigas e os conflitos pelo poder. O império terminou por desmoronar numa crise que atingiu também os valores morais e a vida econômica. Até mesmo o crescimento do Cristianismo favoreceu a crise final do Império Romano. Sobre essa afirmação podemos concluir que:
a) São corerentes, se fizer uma analise de fatores que levaram ao fim do Império Romano.
b) Estão incompletas, pois levou efetivamente á crise do Império foram as invasões bárbaras.
c) Equivocam-se ao afirmar que o crescimento do Cristianismo contribiu para o fim do Império.
d) Equivocam-se ao citar o desmoronamento dos valores morais, pois eles conseguiram sobreviver protegidos pela forte tradição cultural.
e) Valorizam, sem razão, a existência de um aparelho burocrático e militar.
5) A vida cultural romana da época do imperado Augusto foi marcada pelas influências do estoicismo e o epicurismo na filosofia. O estoicismo, mais do que o epicurismo, representava muito do momento cutural que vivia a sociedade romana, na busca de retomar certas tradições que consagravam o aprimoramento moral dos indivíduos. Sobre as considerações feita, podemos afirmar que:
a) Elas não fazem o destaque merecido ao neoplatonismo tão aceito na época.
b) Elas estão corretas devido a influências exercida dessas filosofias que nasceram na Grécia Antiga e foram implantadas por Agusto se adequando ao modo de vida romano.
c) Elas estão incorretas, pois o estoicismo apenas destacou-se no século de ouro da Grécia.
d) Elas estão parcialmente corretas, pois não mencionam a grande penetração que tiveram os ensinamentos dos sofistas.
e) Elas cometeram um grave erro histórico, pois estoicismo e epicurismo em nada contribuiram para a maneira dos romanos compreenderam o mundo.
6) Tomando por base a civilização romana, podemos analisar as crises das sociedades clássicas em seus fatores estruturais:
1- A causa da crise iniciada no século III, em Roma, foi a diminuição da produção nos latifundios, devido á falta de escravos.
2- No século III, os latifundios começaram a ser divididos em pequenas propriedades para a produção em massa.
3- O arrendamento de terras foi a saída encontrada para a crise latifundiária de Roma.
4- A unidade territorial, o latifindio, foi-se transformando em unidades auto-suficientes e o centro produtor passou a ser a vila.
5- O processo de ruralização econômica e a descentralização politico-administrativa preparou o surgimento do sistema feudal.
a) 1, 2 e 3
b) 2, 4 e 5
c) 3, 4 e 5
d) 1, 3 e 4
e) 2, 3, 4 e 5
7) Embora tolerantes com as religiões, os romanos impuseram restrições ao Cristianismo. Analise as preposições e marque o porquê de tal atitudes dos romanos, já que os cristão:
1- Insistiam em que só eles possuíam a verdade e as outras religiões, inclusive as do Estados, eram falsas.
2- Recusavam-se a cumprir os rituais ligados á figura do Imperador, numa evidente desobediência política.
3- No Império Romano, conviviam facilmente com as mais distintas religiões e com as diversas manifestações do pensamento.
4- Pregavam-se que a conversão livraria as massas miseráveis do jugo dos grandes senhores.
5- Aceitavam as leis romanas, pois as mesmas não conflitavam com sua fé.
a) 1, 2 e 3
b) 1, 4 e 5
c) 2, 3 e 4
d) 2, 3 e 5
e) 1, 2 e 4
8) O Império Romano, sofreu, a partir do século III, uma grave crise que o desorganizou, em vários niveis, provocando sua decadência e desaparecimento. Caracterize essa fase:
1- O desenvolvimento do colonato com rebaixamento do status do camponês livre.
2- A diminuição dos impostos decretada por Diocleciano, como forma forma de reverter a inflação.
3- A decadência das cidades com redução das atividades comerciais e artesanais.
4- A diminuição da importação de cereais com o aumento da produção.
5- O aumento da oferta de mão-de-obra escrava como consequência da expansão territorial.
a) 1 e 2
b) 1 e 3
c) 2 e 3
d) 3 e4
e) 4 e 5
9) A Cristianização do Império Romano é decorrente de que fato:
a) A tendência dos romanos ás fantasias da imaginação mística.
b) O processo de expansão romana na direção do Oriente Próximo.
c) A decisão do Imperador Augusto.
d) Os cultos secretos: os misterios de Elêusis e do Orfismo.
e) A pratica religiosas pagãs da familia patriarcal romana.
10)Em 133 a. C, Tibério Graco foi nomeado Tribuno da Plebe. Sobre sua participação na história da Antiga Roma, podemos afirmar:
a) Promoveu reformas legislativas a partir das quais qualquer cidadão romano poderia exercer os cargos públicos.
b) Tentou uma reforma agrária que favorecia os pequenos proprietários rurais frente á oligarquia latifundiária.
c) Promoveu uma reforma eleitoral a fim de anular a nobreza na Assembléia.
d) Foi o primeiro a atingir o posto de Pontifex Maximus.
e) Foi o general que dirigiu a batalha de Actium.
11)Quanto á história de Roma, podemos afirmar:
1 – No século I a. C, a rebelião de Sertório, a Insurreição de Espártaco e a Conjuração Catalina aceleram o fim da República.
2- No período final da República Romana, o governo era um Triunvirato.
3- O fracasso das reformas tentadas pelo Triunvirato abriu caminho para as ditaduras de Mário e Silas.
Está correta ou estão corretas:
a) Apenas 1 e 3
b) Apenas 2 e 3
c) 1, 2 e 3
d) Apenas 1 e 2
e) Apenas 1
12)“O vinculo entre legionários e o comandante começou progressivamente a assimilar-se ao existente entre patrão e cliente na vida civil: a partir da época de Mario e Silas, os soldados procuravam os seus generais para a reabilitação econômica e os generais usavam os soldados para incursões políticas.” O texto oferece subsídios para a compreensão de:
a) Da implantação da monarquia etrusca.
b) Do fortalecimento do Senado.
c) Do declínio do Império Romano.
d) Da crise da República Romana.
e) Do fortalecimento da Monarquia Romana
13)Entre muitos, três grandes filósofos se notabilizaram na Grécia antiga: Aristóteles, Platão e Sócrates. Um deles defendeu a teoria de que através do conhecimento se chega a virtude. Notabilizou-se pelas expressões “Só sei que nada sei” e “Conhece a ti mesmo”. Outro nos “Diálogos”, desenvolveu a sua “teoria das idéias”, segundo a qual as coisas do mundo físico que se percebem pelos sentidos na mais são do que copias das idéias, modelos perfeitos e eternos que só podem ser percebidos pelo espírito; o outro, na sua “Política”, analisou qual seria a forma ideal de governo e a diversas constituições gregas. Considerando a ordem dos enunciados, tais princípios foram defendidos, respectivamente, por:
a) Aristóteles, Platão e Sócrates.
b) Sócrates, Platão e Aristóteles.
c) Aristóteles, Sócrates e Platão.
d) Platão, Sócrates e Aristóteles.
e) Sócrates, Aristóteles e Platão.
14) “Os filhos da Terra e do Céu eram os mais terríveis filhos e o próprio pai odiava-os desde o primeiro dia. Assim que nasciam, ele os escondia de todos, sem deixá-los ver a luz, no seio da Terra. El, o Céu, tinha o prazer nessa malvadeza. Mas, em suas entranhas, a enorme Terra gemia.” O trecho descreve o aparecimento dos deuses gregos, construindo, com uma rica densidade literária, uma explicação para as origens do mundo e do homem. Podemos afirmar que:
a) As religiões e as mitologias da Antiguidade representam idealizações superadas pela razão e pela ciência, sendo pouco significativas historicamente.
b) A mitologia grega exerceu grande influencia na literatura ocidental, inspirando escritores em quase todas as épocas, portanto não deve ser desprezada.
c) As religiões hebraica e persa conseguiram uma compreensão superior e mais complexa sobre o mundo do que a mitologia grega.
d) Há um interesse pelo estudo da mitologia grega ate a época do Renascimento, mas como racionalismo moderno houve um refluxo nesses estudos.
e) A mitologia grega não tinha relação com a religião, sendo admirável apenas a sua dimensão poética e literária.
15) “A tragédia apresentava quase um episodio tomado à lenda heróica que os gregos haviam herdado de sua épica. Seus personagens são heróis descendentes dos deuses e, por vezes os próprios deuses”. Com relação ao teatro grego, pode-se também afirmar que:
a) As tragédias escritas por Sófocles são bastantes semelhantes às escritas por Esquilo, com grande densidade social, pois viveram na mesma época, no auge da democracia grega.
b) Prometeu Acorrentado foi a tragédia mas importante que Esquilo escreveu, baseada nas disputa ente Aquiles e Zeus.
c) Zeus nunca teve tramas anunciadas nas tragédias, pois representava o deus supremo merecendo respeito.
d) A tragédia grega, uma forma desenvolvido no Poloponeso, teve em Esquilo um grande representante que escreveu cerca de 80 peças.
e)A tragédia grega não teve a forma dramática do teatro moderno, pouco importado na construção da arte dramática contemporânea.
16) A arte grega construiu espaço significativo na história do mundo ocidental. Sobre esta arte, pode-se afirmar que:
a) Privilegiou a pintura e a música, inspirando os artistas do tempo medieval e do renascimento.
b) Teve, na arquitetura, obras de destaque, em que um dos princípios básicos era a harmonia das formas.
c) Se destacou com originalidade, na música da Antiguidade, influenciando depois os grandes artistas modernistas.
d) Se preocupou em seguir os ensinamentos realistas de Platão – o filosofo maior da cultura grega que se dedicou os estudo da estética.
e) Não teve penetração na vida cotidiana das grandes cidades gregas, sendo apenas admirada pelas escolas elitizadas.
17) Sobre a Civilização Helenística afirma-se:
1. A Arquitetura adquiriu luxo e grandiosidade, representados pelo farol de Alexandria, no Egito, e pela colossal estátua de Apolo em Rodes.
2. A Política retornou ao despotismo oriental, que a autoridade do governo era inquestionável.
3. A filosofia criou novas doutrinas, o Estoicismo, o Epicurismo e o Ceticismo.
4. Nas ciências desenvolveram a Matemática, Física e a Geografia.
a) todas são incorretas
b) todas são corretas
c) somente 1 e 2 são corretas.
d) Somente 3 e 4 são corretas.
e) Somente 2 e 3 são incorretas
18) “Mesmo para um cidadão romano, seria impossível dizer, com certeza, se o sistema, em seu conjunto, era aristocrático, democrático ou monárquico. Com efeito, a quem fixar atenção no poder dos cônsules, a Constituição romana parecerá totalmente monárquica, aquém a fixar no Senado, parecerá aristocrática, e a quem a fixar no poder do povo, parecerá claramente, democrática”. Com base no texto e no conhecimento histórico, pode-se afirmar que:
a)As instituições romanas não sofreram influencia dos gregos, uma vez que os romanos mantiveram uma política isolacionista durante todo o período republicano.
b) Os romanos não inovaram na formação das instituições políticas, já que se imitaram o sistema político das civilizações gregas e das civilizações orientais.
c)A instituição do equilíbrio de poderes, presente na Constituição da antiga República Romana, influenciou posteriormente as instituições ocidentais, trazendo enorme contribuição à ciência do direito.
d) O equilíbrio de poderes, instituído após a queda da monarquia, evitou totalmente conflitos entre as classes sociais durante toda a República, já que permitiu a participação do povo na vida política.
Os plebeus não tinham direito de participação nas instituições políticas romanas da República, já que eles eram estrangeiros e não possuíam,portanto, a cidadania romana.
19) A cultura foi um dos principais legados da Civilização Romana para a história ocidental. Sobre a cultura romana antiga, é incorreto afirmar que
A) no teatro, a comédia foi o gênero mais privilegiado em Roma, destacando-se Plauto e Terêncio.
B) a poesia lírica alcançou seu apogeu a partir do século VI a. C., destacando-se especialmente os poetas Anacreonte e Píndaro.
C) na filosofia, adotou a idéia de que os homens deviam se libertar do medo dos deuses e da morte, segundo a filosofia epicurista grega.
D) na historiografia, foi responsável por uma série de narrações históricas, dentre elas os “comentários sobre as Guerras das Gálias” de Júlio César.
E) em termos jurídicos, a mulher não podia ser julgada pelos tribunais públicos, competindo ao pater famílias exercer o direito de justiça.
20) “Toda a Gália está dividida em três partes, uma habitada pelos belgas, outra pelos aquitanos, a terceira por aqueles que nós chamamos gauleses (em sua língua, Celtas). Essas nações diferem entre si pela língua, pelos costumes e pelas leis.” O crescimento do império romano trouxe a necessidade de se criarem instituições que dessem conta da diversidade cultural existente como registra Júlio César. Essas instituições deram conta de todas as dificuldades e favoreceram a existência da sociedade mais democrática da Antigüidade e inspiraram a formação de instituições políticas do mundo ocidental moderno.
A) expressa uma verdade histórica inquestionável, pois a cidadania romana merece um destaque especial entre os povos da Antigüidade pela singularidade democrática.
B) destaca as instituições romanas e sua eficácia, mas há um exagero com relação à diversidade do império romano.
C) está correto quando enfatiza a influência das instituições romanas no mundo ocidental, mas há engano com relação à democracia e à eficácia absoluta dessas instituições.
D) está correto na sua síntese histórica, não expressando nenhum erro de interpretação.
E) não expressa verdade histórica, pois o texto de Júlio César é apenas uma referência literária.
21) A revolução trazida pelo Cristianismo abalou os alicerces éticos do mundo antigo, contribuindo para se pensar as possibilidades de solidariedade, num mundo cheio de conflitos. Com o seu crescimento, o Cristianismo:
a) Conseguiu torna-se a religião dominante até os tempos atuais, fugindo das relações com as políticas dos governos nacionais e mantendo sua autonomia.
b) Divulgou uma ética que influenciou o mundo ocidental, colocando-se, muitas vezes, contra as desigualdades produzidas pelo capitalismo e por suas injustiças sociais.
c) Trouxe valores importantes que estão presentes na sociedade ocidental, mas totalmente ofuscados pelas outras religiões mais modernas e pragmáticas.
d) Tornou-se a maior religião do Ocidente, não conseguindo, no entanto, nenhuma divulgação entre os povos orientais.
e) Destacou-se pela originalidade dos seus valores, sem vínculos históricos com os princípios das religiões predominantes localizadas na Antiguidade oriental.
22) “A missão do profeta chega ao fim. Com mais de 60 anos de idade foi atingido por uma doença súbita. Retirou-se para casa da Aisha, sua esposa favorita e designou o pai dela, seu velho amigo Abu Bakr, para dirigir os serviços religiosos em seu lugar. Então, a 8 de junho de 632, entrega a alma a Alá. A morte de Maomé mergulhou a comunidade muçulmana numa crise.”
a) desfigurou politicamente a comunidade muçulmana que perdeu sua força cultural.
b) criou dissidências na comunidade que não levaram ao caos político.
c) provocou dificuldades insuperáveis, pois os muçulmanos perderam a força econômica e o fervor religioso.
d) não causou impactos maiores, pois a unidade religiosa prevaleceu sobre a política.
e) colocou em evidência a precariedade da organização política muçulmana, restrita ao culto a Alá.
23) As transformações ocorridas na Idade Media não se restringiram ao mundo ocidental. Os bizantinos e os muçulmanos, entre outros, devem ser lembrados pelas contribuições que trouxeram para o mundo da época:
1 – A economia bizantina tinha em Constantinopla seu grande centro, o qual possibilitava o comercio com algumas cidades italianas.
2- A organização política dos bizantinos influenciou nas reformas administrativas no império romano, com seu modelo político descentralizador.
3- Os muçulmanos não conseguiram dominar politicamente regiões da Europa; daí seus feitos culturais, apesar de relevantes, terem ficado restritos aos domínios árabes.
4- A religião muçulmana não tinha semelhança com o cristianismo, embora fosse igualmente monoteísta e politicamente importante.
5- A obra mais conhecida da literatura muçulmana, “As mil e uma noites”, não conseguiu repercutir no ocidente.
a) 1 e 4
b) 2, 3 e 5
c) 3, 4 e 5
d) 1 e 5
e) 4 e 5
24) Sobre a cultura islâmica, analise atentamente as afirmativas abaixo.
I. A cultura islâmica afirmou-se pela sua religiosidade e pela falta de descobertas em outras áreas da produção cultural.
II. A interação da cultura islâmica com a ocidental trouxe contribuições importantes e renovadoras.
III. As conquistas territoriais dos árabes atingiram territórios do continente europeu.
IV. As divisões internas do islamismo causaram disputas políticas que ainda permanecem na sociedade contemporânea.
V. Não há semelhanças entre o islamismo e o cristianismo
Após a análise, conclui-se que:
A) todas as afirmativas acima estão corretas.
B) apenas as afirmativas I e V estão incorretas.
C) apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas
D) apenas a alternativa V está incorreta.
E) apenas a afirmativa III está incorreta