sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

história é literatura?

Existe um grupo de historiadores chamados "pós-modernos", que dizem ser a hstoria literatura. Baseados no argumento de que a historia, a narrativa, pode muito bem ser "maquiada", "mudada", conforme nossa imaginação. É bem verdade que o historiador tem o poder sobre a historia que conta, com toda certeza de que os expectadores irão acreditar fielmente no que ele fala. Também é verdade que a história se aproxima bastante da literatura. E é isso que a NOVA HISTORIA tenta fazer: abrir a mente do historiador a novas fontes, fazendo uma mesclagaem de história com literatura. O que me garante que as ficções literárias não são fatos reais? E o que me garante que a história dos livros não são fictícias? Até que ponto temos verddades nesses fatos?mas, que fatos? Existe fatos? Segundo Nietzsche não. Já dizia Le Goff: “deve dizer que tenho prazer em ler os romances históricos e que reconheço em seus autores a liberdade de fantasia que lhe é devida. Mas naturalmente que, se pedirem minha opinião de historiador, não identifico com historia as liberdades ali tomadas”.

Se eu diser que historia é literatura é conprienssivel, diante da modernidade, da liberdade dada ao historiados pra fantasiar seus escritos. No entanto se diser tal coisa, deixo de lado a cientificidade da historia, direi então que historia não é CIÊNCIA, e sim apenas ARTE, literatura.

Direi então que a literatura, os mitos, os romances fazem parte da história com suas verdades, mas não possso dar um caráter ralativo absoluto â historia, pois se tudo for relativo, relativo também será isso que acabei de escrever.

Historia é ciência. Literatura é arte.

Mas, o que você acha sobre isso? Historia é literatura?
Geison lopes

3 comentários:

  1. Sim. Historia é literatura, pois a literatura tambem é uma fonte (escrita) pela qual é possivel entender atraves de descrições cenas do passado, formas de escritas e ate os dialogos mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Geison,
    na ficha de aula do portal, no "Pós-moderno" é afirmativo que história é literatura, em consequência história deixa de ser ciência e passa a ser arte, contradizendo o que dizes no texto sobre "a história e a literatura"
    tens um conceito mais claro?

    ResponderExcluir
  3. simm
    anônimo, na minha concepção, história é ciência porque usa métodos ciêntíficos. sou contrário a concepção dos pós-modernos, no entanto nas aulas de história tenho que falar sobre eles, mas, não concordo com muita coisa do que eles falam. acredito sim que a historia se aproxima muito com a literatura, como nossa amiga victória falou anteriormente, se aproxima da literatura, mas, na minha concepção, não o é.

    história é ciência.
    mas, aceito a opinião contrária.
    abraços!
    valeu!

    ResponderExcluir