domingo, 28 de março de 2010

Resolução da prova de história

Questões do simulado HISTORIA

1) O historiador constrói sua pesquisa sobre o passado a partir de questões do tempo presente. Nas suas análises, estabelece um diálogo com os tempos históricos e procura compreender a cultura humana na sua diversidade, é correto afirmar que:

A- O historiador deve montar sua pesquisa, ultilizando-se da documentação escrita e desprezando os outros registros da cultura.

B- O diálogo entre os tempos históricos evidencia que o passado é o tempo do atraso e da barbárie.

C- A história é a construção coletiva, cabendo ao historiador compreende-la sem estabelecer hierarquias entre os diversos tempos históricos.

D- As velozes mudanças, que marcam a sociedade contemporânea, impedem uma melhor compreensão do passado, esvaziando o significado doa estudos históricos.

E- O historiador deve priorizar apenas, aspectos da cultura que expressem mudanças radicais nas relações sociais.

Falsidades

A: o historiador trabalha hoje com uma historia muito aberta a novas fontes, principalmente cultura.

B: passado não é o tempo da barbárie. E sim grandiosidades culturais.

C: correta

D: os estudos históricos ganham força, e as mudanças na sociedade, traz uma melhor compreensão do passado

E: todo aspecto de cultura deve ser ser priorizado pelo historiador.

2) Vivemos inseridos numa sociedade, na qual predominam o consumo e a propaganda, ampliados pelos meios de comunicação. Nesse contexto, o oficio do historiador

A- Perdeu totalmente o sentido, pois se tornou instrumento da mídia e das grandes empresas.

B- Ainda é importante como caminho para reflexão e luta contra as injustiças sociais.

C- É um reflexo da sociedade em que vive, fazendo uma ciência apenas para ser vendida.

D- É tecnicamente ultrapassado, pois não utiliza recursos da tecnologia atual.

E- Voltou-se para o estudo do passado remoto, desprezando os eventos do presente.

Comentários

A: totalmente, não seria uma palavra apropriada, e a historia hoje, em parte, não é mais a historia dos grandes homens.

B: correta

C: a história não faz uma ciência, apenas para ser vendida.

D: a história hoje utiliza de recursos tecnológicos.

E:a historia é uma ciência do passado e do presente, no momento que se utiliza deste pra sua copreensão.

3) A velocidade dos acontecimentos históricos, construções das contínuas mudanças tecnológicas,tem impressionado os tempos atuais. Diante dessa perspectiva, o historiador:

A- Mudou o conceito de pesquisa histórica, valorizando os acontecimentos anteriores ao século XIX, sobretudo, os séculos da reforma e da propagação das idéias renascentistas.

B- Deu mais atenção à historia cultural, usando também fontes produzidas pelas camadas populares e pelos povos de cultura não-industrializada.

C- Desprezou a história política da Europa, devido à sua subordinação aos Estados Unidos da América, a grande potência do século XX, divulgadora das práticas mais sofisticadas do capitalismo.

D- Retomou a narrativa positivista, acreditando numa história política oficial e apologética dos grandes heróis e dos conflitos diplomáticos entre os europeus.

E- Afirmou a necessidade de ampliar o uso de fontes de pesquisas, negando o interesse pela historia do cotodiano devido à sua falta de consistência teórica e ao seu personalismo.

Comentários

A: mudanças tem ocorrido nos dias atuais, logo idéias renascentistas não tem sido propagadas pela historia atual.

B:correta.

C: não há desprezo pela historia política da Europa, nem por esse motivo. Há, um desapego pela política em geral.

D: a historia mais se afasta da da narrativa positivista.

E: a historia do cotidiano , é de grande interesse do historiador

4) A historiografia é o modo como se escreve a história. As proposições abaixo correspondem às correntes historiográficas que se desenvolveram ao longo da história da humanidade. Exceto:

A- Desde o século XX, a história explicativa dos fatos e dos fenômenos sociais vem ganhando muitos simpatizantes, centrado na luta de classes e dando um caráter artístico e literário à historia.

B- Durante a idade média os cronistas contaram a historia dos reis, das batalhas, da igreja, considerando que todos os fatos históricos ou não históricos eram movidos pela vontade de Deus.

C- No século XX, a historia relacionou-se com outras ciências, como sociologia, a geografia, a antropologia e utilizou a análise dos documentos.

D- Nos séculos XIX e XX a historia ultrapassou a narrativa e introduziu a explicação dos fatos, fundamentando-se no sistema produtivo das sociedades, nas estruturas e na luta de classes.

E- No século XX, a nova historia se opõe à historia interpretativa e valoriza a cultura, o pensamento, as representações, o cotidiano e a narrativa.

Comentários

A: falsa , a partir do sec.XX, a historia se afasta d seu caráter explicativo e interpretativo, passando à problematização. Caráter artistico e literário é dado pela pós-modernidade. Explicativo seria marxismo.

5) A história é uma aventura humana marcada por contradições, lutas, sonhos e frustrações. O historiador deve procurar fazer o registro dessas múltiplas dimensões do homem. Seria correto, portanto, afirmar que:

A- a História é uma ciência que consegue reproduzir exatamente como os fatos aconteceram.

B- o historiador está interessado em conhecer o passado, desligando-se do presente.

C- o conhecimento produzido pelo historiador é neutro, verdadeiro e indiscutível.

D- o trabalho dos historiador tem vinculação com o tempo que vive e as circunstâncias do presente.

E- a História nada revela do passado que possa interessar àqueles que vivem no presente.

Comentários

A: é impossível reproduzir uma fato exatamente como aconteceu.

B: o historiador estuda o passado fazendo relações com o tempo presente.

C: o historiador deixa de ser neutro , a partir do mmomento que escolhe suas fontes, a veracidade dos fatos é relativa e discutível.

D: correto

E: só estudamos o passado, porque interessa ao presente.

6) No texto abaixo, o historiador grego Tucídides apresenta elementos essenciais da constituição da História como disciplina científica.

“Os homens [comuns], na verdade, aceitam uns dos outros relatos de segunda mão dos eventos passados, negligenciando pô-los à prova. (…)

Quanto aos fatos da guerra, considerei meu dever relatá-los, não como apurados através de algum informante casual nem como me parecia provável, mas somente após investigar cada detalhe com o maior rigor possível, seja no caso de eventos dos quais eu mesmo participei, seja naqueles a respeito dos quais obtive informações de terceiros. O empenho em apurar os fatos se constitui numa tarefa laboriosa, pois as testemunhas oculares de vários eventos nem sempre faziam os mesmos relatos a respeito das mesmas coisas, mas variavam de acordo com suas simpatias por um lado ou pelo outro, ou de acordo com sua memória. Pode acontecer que a ausência do fabuloso em minha narrativa pareça menos agradável ao ouvido, mas quem quer que deseje ter uma idéia clara tanto dos eventos ocorridos quanto daqueles que algum dia voltará a ocorrer em circunstâncias idênticas ou semelhantes em conseqüência de seu conteúdo humano, julgará a minha história útil e isto me bastará. Na verdade, ela foi feita para ser um patrimônio sempre útil, e não uma composição a ser ouvida apenas no momento da competição por algum prêmio.”

Segundo o texto,

A- a pretensão de o historiador possuir a verdade é ilegítima, já que ele tece a narrativa com elementos de segunda mão.

B- o historiador, para enriquecer a narrativa, deve recorrer ao auxílio de fábulas.

C- o testemunho baseado na memória garante a credibilidade do relato histórico.

D- a História é definida como um saber que, através da apuração rigorosa dos fatos, tem relação privilegiada com a verdade.

E- a pretensão de o historiador possuir a verdade é ilegítima, já que historia mais se aproxima de relatos literários que científicos.

Comentários

A: é legitima, já que ele fala de pesquisar os fatos rigorosamente, com isso pretende mostrar veracidade em sua narrativa.

B: ele não fala em auxilio das fabulas, pelo contrario, não recorre a elas.

C: a memória, segundo o texo não garante a credibilidade do relato histórico.

D: obs. SEGUNDO O TEXTO, ISSO ESTA CORRETO, APESAR DE A HISTORIA ,HOJE, SER MUITO RELATIVISTA, Tucídides É UM HISTORIADOR GREGO.

E: relatos literários não buscam a verdade.

Gabarito:

1-C

2-B

3-B

4-A

5-D

6-D

Nenhum comentário:

Postar um comentário