segunda-feira, 5 de março de 2012

CULTURA

CULTURA

Cultura não são só valores a ser preservado, como acreditam o senso comum. Cultura é “humanização”, processo de “tornar homens”. O processo de transformação do homem é, assim, um processo cultural. Cultura é o próprio modo de ser do homem, o “mundo do homem”. (Geison Lopes)
             Segundo Sebastião Vila Nova, Em seu livro: introdução à sociologia diz, que o sentido da palavra cultura não é o mesmo da linguagem do senso comum. Na linguagem cotidiana, a palavra cultura é empregada com vários significados. Ora significa erudição, grande soma de conhecimentos, quando, por exemplo, se diz que “fulano tem cultura”; ora significa determinado tipo de realização humana, como a arte, a ciência, a filosofia. Isto sem falar no sentido agrícola original da expressão. Já o sentido sociológico dessa palavra não se limita a essas acepções. É, no entanto, tão amplo que não exclui nenhum desses significados. Na linguagem sociológica, cultura é tudo que resulta da criação humana. A cultura, portanto, tanto compreende idéias como artefatos. É clássica a definição de Edward B. Tylor: “um todo complexo que abarca conhecimentos, crenças, artes, moral, leis, costumes e outras capacidades adquiridas pelo homem como integrantes da sociedade”. (apud RUMNEY, Jay,MAIER,Joseph. Manual de sociologia.1963. p. 98.). O que deve ser ressaltado nesta afirmação é a indicação de que a cultura compreende todas as elaborações resultantes das “capacidades adquiridas pelo homem como integrante da sociedade”, pois a cultura, como já deve ter ficado claro, não decorre da herança biológica do homem, mas da capacidade por ele desenvolvidas através do convívio social. Só o homem possui cultura. Todos os homens possuem cultura, no sentido de que, vivendo em sociedade, participam de alguma cultura. (VILA NOVA, Sebastião. Introdução à sociologia. P. 63.)

CULTURA ERUDITA

Louis Porcher diz: “não há duvida de que até uma época recente, a arte ( vista aqui não como produto, mas sim como cultura), sempre teve na sociedade uma conotação aristocrática, enquanto exercício de lazer e marca registrada da elite”.
Os produtos da chamada cultura erudita faz parte de uma elite social, econômica, política e cultural e seu conhecimento são proveniente do pensamento cientifico, de livros, das pesquisas universitárias, ou do estudo em geral (erudito significa ter instrução vasta e variada adquirida, sobretudo pela leitura).
A arte erudita e de vanguarda é produzida visando museus, críticos de arte, propostas revolucionarias ou grandes exposições publicas e divulgação. (25° Bienal de são Paulo. Iconografia metropolitana. São Paulo. 2002. Brasil).


CULTURA DE MASSAS

Uma manifestação típica das sociedades, complexas do tipo urbano - industrial, na qualidade, é a chamada cultura de massas. A cultura de massas não é, contudo, uma subcultura pelo fato de ser constituída de padrões que perpassam todas as subculturas. Como a define J. W. Bennet, e Melvin Tumin a cultura de massa é aquela parte da cultura total de uma sociedade composta de padrões de comportamento e de pensamento “comum as subculturas de uma sociedade heterogênea”, sendo a difusão resultante da ação da chamada indústria cultural, notadamente dos meios de comunicação de massa. . (VILA NOVA, Sebastião. Introdução à sociologia. P. 53.)

CULTURA POPULAR

Outra parte da cultura merecedora de atenção nas sociedades complexas é a chamada cultura popular. Do mesmo modo que a cultura de massa, a cultura popular não se confina a uma única subcultura, mas, ao contrario daquela, não perpessa todas as subculturas. Enquanto a cultura de massa resulta da indústria cultural, a cultura popular esta ligada àquelas subculturas na qual a permanência de padrões tradicionais é mais forte. No Brasil, a cultura popular está presente em varias subculturas regionais espalhadas por todo o território nacional. Há desse modo, uma cultura popular gaúcha, como há uma cultura popular da região norte, bem como uma cultura popular nordestina.
Cultura popular não se restringe à diversão e às criações artísticas do pvo. A cultura popular é uma realidade bem mais vasta do que estes campos da vida social, incluindo as práticas médicas, por exemplo, como, acentuadamente, a linguagem, os meios de conviver, de ver e de sentir o mundo. (VILA NOVA, Sebastião. Introdução à sociologia. P. 64.)

Geison Lopes

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