domingo, 14 de março de 2010

Introdução à História

Introdução À História

Geison Lopes

geisonlopess@hotmail.com

Para compreendermos os Fatos Históricos é necessário que tenhamos uma boa compreensão do que vem a ser a História. Pois dedica-se estudar o passado das sociedades humanas, analisando-as para puder resgatar suas realizações: econômicas, políticas, sociais e culturais.

O historiador para iniciar suas pesquisas precisará primeiramente montar um aparato tecno-científico que dará o suporte necessário já que irá precisar da interdisciplinaridade que o ajudará em seus estudos: Geografia, Economia, Sociologia, Arqueologia, Paleontologia, Paleografia, Numismática e Química.

As fontes históricas são importantes para que as pesquisas históricas tenham fundamento, já que a História utiliza métodos e técnicas científicas para seus estudos e por isso ela analisa as fontes: Escritas, Orais, Artísticas e Arqueológicas.

Durante a evolução da História as sociedades que surgiram ao longo do tempo tiveram características próprias que as diferenciam umas das outras, já que ocupavam regiões distintas e tinham necessidades diferentes, por isso elas estabeleceram modos de produção: Coletivo, Asiático, Escravista, Feudal e Capitalista.

O pensamento histórico foi importante para entendermos a Evolução da História e seus avanços científicos darão uma grande contribuição para á analise dos métodos aplicados aos estudos históricos. Com o surgimento da Contemporaneidade, dará iniciou ao surgimento de escolas que trataram de dar um teor metodológico ao estudo dos fatos históricos entre eles:

O positivismo: trabalha o método, as ciências humanas, assim como as naturais, são regidas por leis naturais invariáveis.

Características: Ciência positiva, neutra e objetiva.

Defesa da ordem burguesa.

Unidade no método científico.

Método de Observação.

Leis naturais que regem os fenômenos sociais.

Autores: Auguste comte / Saint simon .

O Pensamento Marxista irá fazer uma analise da influencia da burguesia e o surgimento das lutas de classes em que Max abordara esses temas com o aprimoramento do Método Cientifico.

Caracteristicas:

n Contra a neutralidade científica.

n Contra a desigualdade ( luta de classes)

n Defesa do proletariado.

n Estudo das transformações sociais.

n Centrado na política.

n Método explicativo.

Os Annales surgiram na França darão prioridade as Estruturas que compõem os acontecimentos, junto com a compreensão das Manifestações Culturais com o auxilio das Ciências Auxiliares.

Características:

n De história descritiva, para história problema

n Abertura para outros ramos do saber: economia,psicanálise,antropologia, etnografia, geografia, sociologia, matemática.

n Novas fontes: oralidade, arqueologia, tecnologias fotografias, registros jurídicos, dados estatísticos e etc.

n Negação da cronologia positivista.

n Relatividade do trabalho do historiador.

Autores: March Bloch, Lucien Febvre, Fernand Braudel

Nova História

3° GERAÇÃO DOS ANNALES.

n Novos termos, novas abordagens:

Ø alimentação, vestuario, familia, corpo, amor,morte, medo, educação,sexo, .

n Gênero, olhar, sorriso, velhice, poder, mentalidades, loucura e etc.

n História vista de baixo (marginais, trabalhadores, pobres, doentes e etc.).

n Le Goff e Pierre Norra.

Pós-modernos:

n História é literautra.

n Historia é arte.

n Relativismo absoluto.

n Tudo é verdade, logo, não há realidade.

n História deixa de ser ciência.

Vamos classificar essas frases:

Ø atribui-se à historia a função de julgar o passado e instruir o presente para ser útil ao futuro”.

Ø o historiador não deve ser apenas capaz de discernir o que é “falso”, avaliar a credibilidade do documento, mas também saber desmistificá-lo”.

Ø foram utilizadas, como um modelo explicativo amplo para compreensão dos fenômenos sociais; como um projeto de emancipação da humanidade e como um instrumento teórico/pratico para a organização dos movimentos operários”.

Ø os eventos sociais e históricos são determinados por leis naturais, invariáveis, independente das ações humanas e tendem sempre a encaminhar as sociedades no sentido da sua crescente melhoria e evolução”.

EXERCICIO

1° O historiador constrói sua pesquisa sobre o passado a partir de questões do tempo presente. Nas suas análises, estabelece um diálogo com os tempos históricos e procura compreender a cultura humana na sua diversidade. É correto afirmar que:

a) O historiador deve montar sua pesquisa, ultilizando-se da documentação escrita e desprezando os outros registros da cultura.

b) O diálogo entre os tempos históricos evidencia que o passado é o tempo do atraso e da barbárie.

c) A historia é a construção coletiva, cabendo ao historiador compreende-la sem estabelecer hierarquias entre os diversos tempos históricos.

d) As velozes mudanças, que marcam a sociedade contemporânea, impedem uma melhor compreensão do passado, esvaziando o significado dos estudos históricos.

e) O historiador deve priorizar, apenas, aspectos da cultura que expressem mudanças radicais nas relações sociais.

2° As concepções de História influenciam a formação de pesquisadores e suas metodologias. Com o surgimento da Escola dos Annales, novas perspectivas teóricas se estabeleceram. Entre as inovações trazidas por essa Escola, destacam-se:

a) a consolidação de uma metodologia baseada em fontes oficiais e escritas, voltadas para a política e a economia.

b) a valorização da comunicação com outros saberes, sem trazer novas discussões para as questões de pesquisa.

c) a prevalência de uma concepção subjetiva do conhecimento, sem lugar para o estudo do social e do econômico.

d) a aceitação da multiplicidade de fontes, aumentando o campo de pesquisa dos historiadores e suas problematizações.

e) a volta dos princípios da Escola Metódica, tão comuns no início do século XIX, com sua defesa da objetividade.

os eventos socias e históricos são determinados Por leis naturais, invariáveis, independente das ações humanas e tendem sempre a encaminhar as sociedades no sentido de sua crescente melhoria e evolução”. Essa afirmação é usada por adeptos de uma corrente historiográfica. Nas afirmativas abaixo marque qual é essa corrente de pensamento:

a) Marxismo,materialismo histórico, centrado na economia

b) Escola dos annales, que tem na cultura suas fontes principais

c) Positivismo, ciência objetiva, centrada na política

d) Nova história, historia das mentalidades, do social

e) Pós-modernidade, história é literatura

4 – (FESP) A História é marcada por continuidades e descontinuidades que mostram as dificuldades encontradas pelos homens na sua luta para construir sua cultura. Para compreender esses processos, o historiador deve considerar que:

a) cada cultura é um reflexo das vontades e das necessidades individuais dos povos, sendo importante destacar que as conquistas materiais determinam mecanicamente a maneira de sentir a pensar;

b) os processos históricos são um conjunto de comportamentos que se repetem, criando culturas com estruturas semelhantes;

c) a análise dos fatos históricos exige critérios teóricos e metodológicos, para que se possa ter uma melhor compreensão do que aconteceu;

d) a História é um conjunto de fatos que jamais se repetirão, onde o papel das grandes personalidades merece destaque especial, para que se chegue a uma verdade definitiva;

e) os povos produzem suas histórias determinadas pelos seus desejos e pelas suas necessidades, mas não conseguem se libertar do domínio das forças da natureza.

5– (UFPE) História é a ciência que:

a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;

b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;

c) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou;

d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade.

e) estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com base no empirismo.

6 -(extra-vestibular ufpe)- Muitos historiadores discutem, ainda hoje, a cientificidade do conhecimento histórico; a questão está longe de ser resolvida sem conflitos. Sobre esta discussão é incorreto afirmar que:

A) a História pode ser tratada como ciência na medida em que se utiliza de metodologia científica e tem um objeto de estudo que lhe é característico.

B) como argumento contrário à cientificidade da História se inclui o seu pequeno grau de generalização.

C) os positivistas defendem a cientificidade da História a partir da ligação indissolúvel entre o documento e o fato.

D) há quem afirme que a História é uma ciência em construção, criando seus próprios métodos a partir de outras ciências.

E) a cientificidade da História se evidencia no uso constante do método experimental para análise dos fatos passados.

3 comentários:

  1. Geison na ficha do Egito que tu pediste para baixar ñ tem exercícios....
    Tu vais postar ainda ou não tem???

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  2. aline, desculpe a demora pra te responder. os exercicios ja estão postados!
    divirta-se

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  3. (UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO)-LICENCIATURA E NA UFPE( UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)-BACHARELADO. SUAS AULAS FORAM MUITO IMPORTANTES NÃO SÓ PARA MIM,MAS PARA TODOS OS ALUNOS DO PORTAL QUE TE ADMIRAVAM PELAS MARAVILHOSAS AULAS QUE VC DAVA! ASSIM COMO EU, REALIZASTE O SONHOS DE MUITOS ALUNOS DO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR PORTAL E EM NOME DE TODOS AGRADEÇO-O DE CORAÇÃO E QUE FOI UMA SATISFAÇÃO TÊ-LO COMO PROFESSOR! ABRAÇÃO DO SEU ALUNO QUE TE ADMIRA MUITO: EMANOEL DA CUNHA GERMANO.

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