segunda-feira, 19 de julho de 2010

Cultura medieval

Cultura Medieval
hsitoria Geral ( prof.henrrique)


O período medieval pode ser dividido em duas etapas distintas a primeira do século V ao final do VIII e segunda após ano 800 quando a cultura feudal progressivamente se torna mais dinâmica podendo ser dividida em:

Educação quando ira surgir às primeiras universidades com os cursos de Artes, Direito e Medicina, em que a burguesia sentiu a necessidade de criar espaços independentes de aprendizado livrando-se da influencia educacional religiosa que a Igreja mantinha.

Filosofia com o surgimento da escolástica que ira unir a razão com a fé tendo como principais filósofos Pedro Abelardo, Santo Alberto Magno e Santo Tomás de Aquino, irão reforçar através da razão que a fé é a única caminha para a salvação comprovando o teocentrismo.

Economia a igreja ira começar a influir na vida econômica através da usura e do comercio principalmente com Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino, não satisfeitos em dominar a maneira de como ver o mundo através da religião iram querer também exercer o controlo econômico sobre a recente burguesia havida por lucros e pela ascensão social.

Ciência ocorreu um pequeno desenvolvimento em relação ao conjunto de realizações cientificas destacando-se Adelardo de Bath que investigou as causas dos terremotos estudou o celebro humano e os processos de respiração e digestão; Frederico II imperador do Sacro Império estimulando a pesquisa cientifica particularmente no setor da medicina regulamentando essa atividade e criando a Universidade de Nápoles e Rogério Bacon tornou-se o mais conhecido dos cientistas medievais pelo fato de ter desenvolvido o conhecimento sobre a óptica realizando estudos sobre geografia sendo considerado o principal geográfico da sua época.

Artes destacando em: Arquitetura com os estilos românico onde as igrejas eram construídas na horizontal de maneiras simples com seu interior com penumbra e gótico construções em vertical rica em detalhes interno e externo com a utilização de vitrais; Escultura retomando importância da utilização de metal, marfim ou pedra; Pintura adquiriu formas variadas imitando os mosaicos bizantinos, vitrais, esmalte, afrescos e tapeçaria.

Literatura a língua oficial da Idade Média era o latim onde as publicações eram feitas somente em latim, no século XI ira surgi uma literatura feita para o povo dando origem a uma literatura com traços humanistas onde se destacou Dante Alighieri com sua obra Divina Comedia que ira Prenunciar o Renascimento da Idade Moderna. E o surgimento do Trovadorismo que tinha como principal objetivo contar os feitos das cavalarias e os feitos da nobreza e a vida na corte.

Música teve sua evolução com o monge Guido D’Arezzo, sua base anteriormente era o canto gregoriano de melodia simples e sem acompanhamento, com a passar do tempo ela foi se evoluindo com a criação de órgãos e com o surgimento de uma música popular que era distinta da música sacra.

Exercícios

1)do ponto de vista cultural, a Baixa Idade Media foi marcada:

a) pelo surgimento da filosofia iluminista e a criação das escolas monásticas.
b) Pelo predomínio da cultura bizantina e difusão da pintura islâmica.
c) Pelo apego da arte romântica e valorização da filosofia grega.
d) Pela influencia da cultura grego-romana e declínio da pintura flamenga.
e) Pelo crescimento das universidades e esplendor da arte gótica.

2) A arquitetura medieval tem expressões significativas nos estilos gótico e românico. O estilo românico teve seu auge no século XI, caracterizando-se pelas suas linhas simples, pequena quantidade de janelas, predominando o traço horizontal. O estilo gótico, por sua vez, era leve, com construções grandiosas, de estrutura vertical, com janelas imensas.

a) é historicamente correto com relação ás características do estilo românico, mas se equivoca com relação ao gótico.
b) faz uma síntese correta dos estilos, mas esquece de afirmar que o gótico teve sua ligação com o crescimento da economia urbana.
c) faz apenas uma analise superficial do estilo gótico que, na verdade, muito pouco se diferenciava do romântico.
d) é historicamente incompleto e equivocado, pois mistura as características dos estilos.
e) faz uma analise correta do estilo gótico e do românico que marcaram os dois séculos iniciais da Idade Media.

3) A cultura européia na Idade Media teve a forte presença da Igreja Católica. Não podemos, porém, admitir que a cultura medieval foi homogênea,refletindo apenas as supertições e os preconceitos da sua época. Uma das alternativas abaixo faz uma afirmação incorreta sobre a cultura da Idade Media. Assinale-a :

a) as universidades européias eram espaços privilegiados de discussão intelectual.
b) Tomás de Aquino foi um dos grandes teólogos do catolicismo, sendo influenciado pela obra de Aristóteles.
c) a arte medieval era marcada pelas obras religiosas, predominando na arquitetura os estilos românico e gótico.
d) o pensamento escolástico predominou toda a Idade Media.
e) o nominalismo de Guilherme Occam foi uma importante corrente filosófica do final da Idade Media.

4) Assinale a alternativa incorreta:

a) Os dois estilos da arquitetura medieval foram o românico e gótico.
b) A língua oficial na Idade Media era o grego.
c) A escultura retomou importância na Baixa Idade Media
d) A Divina Comedia, de Dante Alighieri, já prenuncia o Renascimento
e) A música era ensinada nas universidades como ramo da Física.

3 comentários:

  1. GEISON, SE DER, POR FAVOR, COLOQUE OS SLIDES DA AULA DE HISTÓRIA DA MÚSICA NO BLOG E NO E-MAIL DA TURMA A. OBRIGADA!!!

    E-MAIL: FERASPORTAL@GMAIL.COM

    GÊMEAS ;d

    ResponderExcluir
  2. geison! por favor, se der pra colocar o slide de brasil novo(nova república)...
    valeu

    ResponderExcluir
  3. na minha opiniao esta total mente errado pois a igreja tinha mais poder

    ResponderExcluir