sábado, 16 de junho de 2012


ILUMINISMO
Surge alguns pensadores, que dão inicio ao racionalismo como forma de entender o comportamento humano. Destacando-se: Descartes, considerado o pai do novo racionalismo, através da sua grande obra, Discurso sobre o método; Locke ,considerado o pai do liberalismo político, dando a sua contribuição com a Teoria do conhecimento e Newton, que aprimorou os conhecimentos da Física, que tinham sido descobertos no Renascimento, os aprimorando e surgindo com seu Principio da Gravidade.
Propõem, através de criticas, mudanças na forma de pensar e de governar dos reis absolutistas. Destacando-se: Voltaire, que faz uma critica a centralização do poder pela nobreza, em sua obra Cartas Inglesa e propondo o Despotismo Esclarecido dos reis; Montesquieu, defendia a separação dos poderes em Executivo, Legislativo e Judiciário, na sua obra Espírito das Leis, defendendo o poder limitado dos reis e Rousseau, o único voltado para os anseios e as necessidades do povo em sua obra, Da Origem da Desigualdade entre os homens. Mas, foi em, O Contrato Social, que ele expressa que a sociedade e o Estado nascerem de um contrato concebido entre eles, em beneficio do bem comum, sendo um critico da ordem burguesa.
Os fisiocratas, defendem que a natureza é a produtora fundamental da riqueza. Destacando-se Turgot e Quesnay. Adam Smith será considerado o pai do liberalismo econômico, em sua obra, A Riqueza das Nações faz uma critica ao Estado que controla os meios de produção, para Smith a economia deveria se separar da tutela do Estado. pois ela mesma se adequaria a suas próprias necessidades e viveria como se houvesse uma “mão invisível” que fizesse o controle de suas atividades.
Exercícios
1) Na segunda metade do século XVIII alguns monarcas europeus adotaram princípios do Iluminismo buscando reafirmar, a partir destes, seus poderes absolutos. Considerando essa afirmação não é correto afirmar que:
a) Entre esses déspotas esclarecidos estava Frederico II, seguidor de Voltaire, que permitiu a liberdade de culto na Prússia;
b) Os monarcas mais destacados desta corrente foram: Frederico II (Prússia), Catarina II (Rússia) e José II (Áustria);
c) Catarina II (Rússia) não apenas manteve os direitos dos proprietários da terra sobre os servos como permitiu aos primeiros o direito de condenação à morte dos segundos;
d) Em Portugal, o Marques de Pombal, ministro de José I, foi o responsável pela perseguição à nobreza e ao clero buscando fortalecer o poder real;
e) José II (Áustria) foi o mais descompromissado dos monarcas na aplicação dos princípios iluministas.
2) As idéias dos diversos filósofos do Iluminismo, que tanta importância exercem nos movimentos sociais dos séculos XVIII e XIX, têm como princípio comum:
a) a república como único regime político democrático.
b) a razão como portadora do progresso e da felicidade.
c) as classes populares como base do poder político.
d) o calvinismo como justificativa de riqueza material.
e) a igualdade social como alicerce do exercício da cidadania.
3) O Iluminismo representa a visão de mundo da intelectualidade do século XVIII, não podendo ser apontado como parte do seu ideário:
a) o combate às injustiças sociais e aos privilégios aristocráticos.
b) o fortalecimento do Estado e o cerceamento das liberdades.
c) o anticolonialismo e o repúdio declarado à escravidão.
d) o triunfo da razão sobre a ignorância e a superstição.
e) o anticlericalismo e a oposição à intolerância religiosa.
4) O Iluminismo foi uma filosofia nascida na Inglaterra e atingiu seu maior esplendor na França, no século XVIII, tendo por representantes Voltaire, Montesquieu, Rousseau, etc. Uma das suas características foi a seguinte:
a) Defender os ensinamentos das Igrejas Católica e Protestante.
b) Ensinar que o homem não é livre, mas marcado pelo determinismo geográfico.
c) Combater o absolutismo real e pregar o liberalismo político.
d) Pregar a censura para os espetáculos de circo e de teatro.
e) Recomendar a pena de morte como maneira de coibir a criminalidade.
5) "O nosso século é chamado o Século da Filosofia por excelência. Se examinarmos sem prevenção o estado atual dos nossos conhecimentos, não se pode deixar de convir que a filosofia registrou grandes progressos entre nós. (...) Assim, desde os princípios das ciências profundas até os fundamentos da Revelação, desde a metafísica até as questões de gosto, (...) desde as disputas escolásticas dos teólogos até os objetos de comércio, (...) tudo foi discutido, analisado e, no mínimo, agitado." As palavras de D'Alembert nos remetem a algumas das características das idéias e concepções do movimento iluminista. Entre elas podemos identificar:
I - A valorização da filosofia como campo de reflexões estritamente direcionadas para a crítica das ciências da natureza.
II - A defesa de uma concepção de história associada ao ideal de progresso e contraposta aos valores da tradição.
III - A secularização de todos os domínios de conhecimento, incluindo-se aqueles relacionados à moral, à religião e às relações sociais.
IV - A defesa da razão e da experiência como instrumentos centrais para a produção de todos os conhecimentos e valores pertinentes ao homem e às suas sociedades.
Assinale:
a) se somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) se somente as afirmativas I e IV estão corretas.
c) se somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) se somente a afirmativa III está correta.
e) se todas as afirmativas estão corretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário